Foto: Alan Orlando (Diário)
Após a queda de árvores em um trecho da BR-158 no último sábado, entre Santa Maria e Itaara, equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estiveram no local, ontem, para concluir a limpeza da pista. O trânsito está totalmente liberado no local, próximo ao km 316, onde há estreitamento de pista por conta de um primeiro deslizamento de pedras no último dia 16.
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Por outro lado, com o histórico das duas quedas de barreiras recentes, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue monitorando o local, principalmente em função da previsão de tempo instável nos próximos dias.
– O Dnit, que tem responsabilidade pela infraestrutura, está ciente dos novos deslizamentos. Sei que fizeram um estudo de contenções na serra, mas não sei o resultado do relatório, nem se e quando farão obras específicas. Enquanto PRF, não podemos afirmar que é seguro transitar pelo trecho. A afirmação é temerária, visto que o local tem vários pontos de desmoronamento. – explica chefe da 9° Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ana Cristina Londe.
Em caso de chuva, os motoristas devem redobrar a atenção nesse trecho de serra. A rodovia é uma das principais rotas de escoamento da safra, funcionando como corredor entre a região noroeste do Estado e o Porto de Rio Grande.
Ponto crítico
No km 316, onde ocorreu o primeiro deslizamento, uma estrutura de contenção ocupa parte da terceira faixa da rodovia. Ainda não há previsão para a retirada do material nem de uma obra definitiva.
Desde março, o Dnit tem realizado um estudo de contenções de toda a encosta da serra entre Santa Maria e Itaara. A previsão é que o projeto seja concluído em novembro e aponte soluções definitivas esse trecho da BR-158.
Chuvas
Em diversos pontos do Estado, rodovias federais e estaduais estão sofrendo os impactos do excesso de chuvas, temporais e elevação dos rios. Ontem, o Dnit atualizou os pontos de bloqueio de rodovias federais no Rio Grande do Sul (confira no quadro). Até o fechamento desta edição, cinco trechos de três rodovias seguiam interditados.
Com relação às rodovias estaduais, até o momento, quatro seguiam com bloqueio total, e outras três com interdição parcial. Os dados são do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Rodovias interditadas
Federais
- BR-116 (km 95,7) – Ponte sobre o Rio das Antas com interdição total. Enquanto a ponte permanecer bloqueada, o Dnit orienta que os motoristas utilizem rotas alternativas
- BR-116 (km 181) – Interdição parcial com semáforo controlando o trânsito com Pare e Siga
- BR-116 (km 372) – Trânsito em meia pista devido a deslizamento provocado pelas chuvas (em obras)
- BR-293 (km 151) – Interdição total. Bloqueio necessário para a realização de obras e escavação da pista pelo Dnit, em razão do pavimento ter cedido. Ainda sem previsão de liberação do trânsito no local
- BR-472 (km 519) – Interdição total. A medida será dada por precaução, pois a água do Rio Ibicuí alcançou o nível das longarinas da ponte
Estaduais
- ERS-431 (km 20) – A ponte sobre o Rio Taquari, em Bento Gonçalves, no limite com São Valentim do Sul, cedeu. Por isso, há bloqueio total do tráfego
- ERS-448 (km 23) – Entre Farroupilha e Nova Roma do Sul, após transbordamento do Rio das Antas, a ponte cedeu
- ERS-130 (km 40) – Bloqueio total em Cruzeiro do Sul. Rodovia bloqueada devido à queda de cabeceira da ponte
- VRS-851 (km 9) – Bloqueio total na ponte do Rio Carreiro. A ponte que se encontrava submersa está danificada em Serafina Correia